Caras e caretas

 

 


Eduardo Galeano
Para o dia do descobrimento da América (12 de outubro)

Tradução Imediata

Cristóvão Colombo descobriu a América em 1492? Ou antes dele ela foi descoberta pelos vikings? E antes dos vikings? E os que ali viviam? Não existiam?

Conta a história oficial que Vasco Nunhez de Balboa foi o primeiro homem que viu, a partir de um pico no Panamá, os dois oceanos. E os que ali viviam? Eram cegos?

Quem foi que deu, pela primeira vez, um nome ao milho e à batata e ao tomate e ao chocolate, e às montanhas e aos rios da América? Fernando Cortês, Francisco Pizarro? E os que ali viviam? Eram mudos?

Disseram-nos, e nos continuam dizendo que os peregrinos do Mayflower foram povoar a América. A América estava vazia?

Como Colombo não entendia o que lhe diziam, achou que não sabiam falar.

Como andavam nus, eram mansos e davam tudo em troca de nada, achou que não eram pessoas dotadas de razão.

E como estava seguro de que havia encontrado o Oriente pela porta dos fundos, achou que eram índios da Índia.

Depois, durante sua segunda viagem, o almirante promulgou um ato estabelecendo que Cuba era parte da Ásia.

O documento de 14 de junho de 1494 afirmava como evidência que os tripulantes de suas três naves assim o reconheciam; e que quem dissesse o contrário receberia cem açoitadas, e teria que pagar uma multa de dez mil maravedies, e teria a língua cortada.

O tabelião, Hernán Pérez de Luna, deu fé.

E ao pé da página, assinaram os marinheiros que sabiam assinar.

Os conquistadores exigiam que a América fosse o que não era. Não estavam vendo o que viam, mas o que queriam ver: a fonte da juventude, a cidade do ouro, o reino das esmeraldas, o país da canela. E retrataram os americanos assim como antes tinham imaginado os pagãos do Oriente.

Cristóvão Colombo viu nas costas de Cuba sereias com caras de homem e penas de galinha, e supôs que não longe dali, os homens e as mulheres tinham rabo.

Na Guiana, segundo sir Walter Raleigh, havia gente com os olhos nos ombros e a boca no peito.

Na Venezuela, segundo o frei Pedro Simão, havia índios de orelhas tão grandes que as arrastavam pelo solo.

No rio Amazonas, segundo Cristóvão de Acunha, os nativos tinham os pés ao contrário, com os calcanhares para frente e os dedos para trás, e segundo Pedro Martin de Angleria, as mulheres se mutilavam um seio para o melhor disparo de suas flechas.

Angleria, que escreveu a primeira história da América sem nunca ter estado lá, afirmou também que no Novo Mundo havia gente com rabo, como tinha descrito Colombo, e seus rabos eram tão grandes que só podiam sentar-se em assentos com buracos.

O Código Negro proibia a tortura dos escravos nas colônias francesas. Porém, não era para torturar, mas para educar, que os amos açoitavam seus negros, e quando fugiam lhes cortavam os tendões.

Eram comoventes as leis das Índias, que protegiam os índios nas colônias espanholas. Porém, ainda mais comoventes eram o patíbulo e a forca cravados no centro de cada Praça Principal.

Muito convincente resultava a leitura do Requerimento, que nas vésperas do assalto a cada aldeia explicava aos índios que Deus tinha vindo ao mundo e que tinha deixado em seu lugar São Pedro, e que São Pedro tinha por sucessor o Santo Padre e que o Santo Padre tinha feito a graça à rainha de Castilha de toda essa terra e que por isso deviam deixar aquele lugar ou pagar tributo em ouro e que, em caso de negativa ou demora, seria feita uma guerra contra eles, e eles seriam convertidos em escravos, assim como suas mulheres e filhos. Porém, este Requerimento de obediência era lido num monte, em plena noite, em língua castelhana e sem intérprete, na presença do tabelião e de nenhum índio, porque os índios dormiam, a algumas léguas de distância, e não tinham a menor idéia do que estava por vir.

Até não muito tempo, o 12 de outubro era o Dia da Raça.

Porém, por acaso existe semelhante coisa? O que é a raça, além de uma mentira útil para exprimir e exterminar o próximo?

No ano de 1942, quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, a Cruz Vermelha desse país decidiu que o sangue negro não seria admitido em seus bancos de plasma. Assim se evitava que a mistura de raças, proibidas na cama, se fizesse por injeção. Alguém viu, alguma vez, algum sangue negro?

Depois, o Dia da Raça passou a ser o Dia do Encontro.

Será que as invasões coloniais são encontros? As de ontem, e as de hoje, encontros? Não deveríamos chamá-las de violações?

Quem sabe o episódio mais revelador da história da América ocorreu no ano de 1563, no Chile. O fortim de Arauco estava sitiado pelos índios, sem água nem comida, porém o capitão Lorenzo Bernal negou-se a se render. Da paliçada, gritou:

–e Nós seremos cada vez mais!

–Com que mulheres? Perguntou o chefe índio.

–Com as suas. Nós lhes faremos filhos que serão os vossos patrões.

Os invasores chamaram de canibais aos antigos americanos, porém mais canibal era o Cerro Rico de Potosi, cujas bocas comiam a carde de índios para alimentar o desenvolvimento capitalista da Europa.

E os chamaram de idólatras, porque acreditavam que a natureza era sagrada e que somos irmãos de tudo o que tem pernas, patas, asas ou raizes.

E os chamaram de selvagens. Nisso, pelo menos, não se equivocaram. Tão brutos eram os índios que ignoravam que deviam exigir visto, certificado de boa conduta e permissão de trabalho a Colombo, Cabral, Cortês, Alvarado, Pizarro e aos peregrinos do Mayflower.

 

 

 

Caras y caretas

 

Eduardo Galeano

 

¿Cristóbal Colón descubrió América en 1492? ¿O antes que él la descubrieron los vikingos? ¿Y antes que los vikingos? Los que allí vivían, ¿no existían?

Cuenta la historia oficial que Vasco Núñez de Balboa fue el primer hombre que vio, desde una cumbre de Panamá, los dos océanos. Los que allí vivían, ¿eran ciegos?

¿Quiénes pusieron sus primeros nombres al maíz y a la papa y al tomate y al chocolate y a las montañas y a los ríos de América? ¿Hernán Cortés, Francisco Pizarro? Los que allí vivían, ¿eran mudos?

Nos han dicho, y nos siguen diciendo, que los peregrinos del Mayflower fueron a poblar América. ¿América estaba vacía?

Como Colón no entendía lo que decían, creyó que no sabían hablar.

Como andaban desnudos, eran mansos y daban todo a cambio de nada, creyó que no eran gentes de razón.

Y como estaba seguro de haber entrado al Oriente por la puerta de atrás, creyó que eran indios de la India.

Después, durante su segundo viaje, el almirante dictó un acta estableciendo que Cuba era parte del Asia.

El documento del 14 de junio de 1494 dejó constancia de que los tripulantes de sus tres naves lo reconocían así; y a quien dijera lo contrario se le darían cien azotes, se le cobraría una pena de diez mil maravedíes y se le cortaría la lengua.

El notario, Hernán Pérez de Luna, dio fe.

Y al pie firmaron los marinos que sabían firmar.

Los conquistadores exigían que América fuera lo que no era. No veían lo que veían, sino lo que querían ver: la fuente de la juventud, la ciudad del oro, el reino de las esmeraldas, el país de la canela. Y retrataron a los americanos tal como antes habían imaginado a los paganos de Oriente.

Cristóbal Colón vio en las costas de Cuba sirenas con caras de hombre y plumas de gallo, y supo que no lejos de allí los hombres y las mujeres tenían rabos.

En la Guayana, según sir Walter Raleigh, había gente con los ojos en los hombros y la boca en el pecho.

En Venezuela, según fray Pedro Simón, había indios de orejas tan grandes que las arrastraban por los suelos.

En el río Amazonas, según Cristóbal de Acuña, los nativos tenían los pies al revés, con los talones adelante y los dedos atrás, y según Pedro Martín de Anglería las mujeres se mutilaban un seno para el mejor disparo de sus flechas.

Anglería, que escribió la primera historia de América pero nunca estuvo allí, afirmó también que en el Nuevo Mundo había gente con rabos, como había contado Colón, y sus rabos eran tan largos que sólo podían sentarse en asientos con agujeros.

El Código Negro prohibía la tortura de los esclavos en las colonias francesas. Pero no era por torturar, sino por educar, que los amos azotaban a sus negros y cuando huían les cortaban los tendones.

Eran conmovedoras las leyes de Indias, que protegían a los indios en las colonias españolas. Pero más conmovedoras eran la picota y la horca clavadas en el centro de cada Plaza Mayor.

Muy convincente resultaba la lectura del Requerimiento, que en vísperas del asalto a cada aldea explicaba a los indios que Dios había venido al mundo y que había dejado en su lugar a San Pedro y que San Pedro tenía por sucesor al Santo Padre y que el Santo Padre había hecho merced a la reina de Castilla de toda esta tierra y que por eso debían irse de aquí o pagar tributo en oro y que en caso de negativa o demora se les haría la guerra y ellos serían convertidos en esclavos y también sus mujeres y sus hijos. Pero este Requerimiento de obediencia se leía en el monte, en plena noche, en lengua castellana y sin intérprete, en presencia del notario y de ningún indio, porque los indios dormían, a algunas leguas de distancia, y no tenían la menor idea de lo que se les venía encima.

Hasta no hace mucho, el 12 de octubre era el Día de la Raza.

Pero, ¿acaso existe semejante cosa? ¿Qué es la raza, además de una mentira útil para exprimir y exterminar al prójimo?

En el año 1942, cuando Estados Unidos entró en la guerra mundial, la Cruz Roja de ese país decidió que la sangre negra no sería admitida en sus bancos de plasma. Así se evitaba que la mezcla de razas, prohibida en la cama, se hiciera por inyección.

¿Alguien ha visto, alguna vez, sangre negra?

Después, el Día de la Raza pasó a ser el Día del Encuentro.

¿Son encuentros las invasiones coloniales? ¿Las de ayer, y las de hoy, encuentros? ¿No habría que llamarlas, más bien, violaciones?

Quizás el episodio más revelador de la historia de América ocurrió en el año 1563, en Chile. El fortín de Arauco estaba sitiado por los indios, sin agua ni comida, pero el capitán Lorenzo Bernal se negó a rendirse. Desde la empalizada, gritó:

–¡Nosotros seremos cada vez más!

–¿Con qué mujeres? —preguntó el jefe indio.

–Con las vuestras. Nosotros les haremos hijos que serán vuestros amos.

Los invasores llamaron caníbales a los antiguos americanos, pero más caníbal era el Cerro Rico de Potosí, cuyas bocas comían carne de indios para alimentar el desarrollo capitalista de Europa.

Y los llamaron idólatras, porque creían que la naturaleza es sagrada y que somos hermanos de todo lo que tiene piernas, patas, alas o raíces.

Y los llamaron salvajes. En eso, al menos, no se equivocaron. Tan brutos eran los indios que ignoraban que debían exigir visa, certificado de buena conducta y permiso de trabajo a Colón, Cabral, Cortés, Alvarado, Pizarro y los peregrinos del Mayflower.

 

 

Eduardo Galeano on Columbus Day

by Eduardo Galeano

Published on Monday, October 10, 2005 by The Progressive

Did Christopher Columbus discover America in 1492? Or was it the Vikings before him? And before the Vikings, what about the people who lived there? Didn't they exist?

Official history relates that Vasco Nunez of Balboa was the first man who saw both oceans, standing on a peak in Panama. Were the inhabitants of that area blind?

Who gave corn and potatoes and tomatoes and chocolate and the rivers and mountains of America their names? Hernan Cortes? Francisco Pizarro? Were the people who were already living there mute?

We have been told, and still are, that it was the pilgrims of the Mayflower that populated America. Had it been empty before?

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Because Columbus didn't understand what the Indians were saying, he concluded that they didn't know how to speak. Because they wore no clothes, were gentle, and gave away everything they had, he concluded they lacked the capacity for reason. And because he was certain of having discovered the Orient by the back door, he believed they were Indians from India.

Afterwards, during the second voyage, the admiral promulgated an act establishing that Cuba was part of Asia. The document of June 14, 1494, stated as evidence that the crew of the three ships recognized it as such. Whoever said otherwise was given thirty lashes, fined 10,000 maravedies, and had his tongue cut out.

The notary Hernan Perez de Luna attested, and the sailors who could write signed at the bottom.

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The conquistadors demanded that America be something it wasn't. They saw not what was before them but what they wanted to see: the fountain of youth, the city of gold, the kingdom of emeralds, the country of sugar cane. And they treated the Americans as if they were what they imagined the pagans of the Orient to be.

Christopher Columbus saw on the shores of Cuba sirens with men's faces and chicken feathers and supposed that not far from there men and women had tails.

In Guyana, according to Sir Walter Raleigh, there were people with eyes in their shoulders and mouths in their chests. In Venezuela, according to Pedro Simon, there were Indians with ears so long they dragged on the ground.

On the Amazon, according to Christopher of Acuna, the natives' feet were shaped backwards, heels forward and toes behind. And according to Pedro Martin de Angleria, women mutilated one breast to be able to fire their arrows better.

Angleria, who wrote the first history of America though he never set foot there, also affirmed that in the New World there were people with tails, as Columbus had recounted, but according to him these tails were so long the natives could sit only in chairs with holes.

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The Black Code prohibited the torture of slaves in the French colonies. But it wasn't to torture them but to educate them that slaves' masters whipped their blacks and cut their tendons when they fled.

The Laws of the Indias, which protected the Indians in the Spanish colonies, were quite moving. But the gallows and pillory set up in the center of every Main Square were even more affecting.

The reading of the Request for Obedience was very convincing. This occurred on the eve of the assault on each village. It explained to the Indians that God had come to the world and left Saint Peter in his place, and that the successor of Saint Peter was the Holy Father, and that the Holy Father has shown favor on the Queen of Castilla who rules all this land, and that for this reason they should go from here or pay tribute in gold. If they didn't, war would be declared on them, and they would be made slaves along with their wives and children. But the Request was read in the middle of the night from the mountain in Spanish and without an interpreter, in the presence of the notary but no Indians, as they were asleep, miles away, and hadn't the faintest idea what was awaiting them.

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Until not long ago, October 12 was Race Day. But does such a thing even exist? What is race but a useful lie to exploit and exterminate one's neighbor?

In 1942, when the U.S. entered the Second World War, the American Red Cross decided that the blood of black people would not be accepted in its blood banks. In this way they prevented the mixing of races, which was prohibited in the bedroom, from occurring through injection.

Has anyone seen, by chance, black blood?

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Afterwards, Race Day became the Day of Encounter.

Were colonial invasions encounters, whether those of yesterday or those of today Shouldn't they be called rapes or violations instead?

Perhaps the most revealing episode in the history of the Americas occurred in 1563 in Chile. The fortress of Arauco was besieged by the Indians, who let no food or water in. Yet Captain Bernal refused to surrender.

From the stockade he screamed out, ''There will be more and more of us!''

'With what women will you make them?'' the Indian chief asked.

''With yours. We will make them bear children who will be your masters.''

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The invaders called the original Americans cannibals, but the real cannibal was the Cerro Rico de Potosi, whose mouths ate Indian flesh to feed Europe's capitalist development.

The invaders called them idolaters because they believed that nature is sacred and that we are the brothers of all those with feet, paws, wings, or roots.

And they called them savages. But they were not wrong about this.

The Indians were such savages that they ignored the fact that they had to obtain a visa, a certificate of good behavior, and a work permit from Columbus, Cabral, Cortes, Alvarado, Pizarro, and the pilgrims of the Mayflower.

Eduardo Galeano, a Uruguayan writer and journalist, is the author of ''Open Veins of Latin America'' and ''Memory of Fire." This article is copyrighted by, and reprinted with the permission of, IPS Columnist Service.

© Copyright 2005 IPS Columnist Service

 

 

 

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