Ousadia do MIT inspira guinada na educação à distância
Contrariando uma lógica instituída pelas próprias universidades norte-americanas, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou no início de abril a intenção de disponibilizar gratuitamente, via Internet, o conteúdo de seus cerca de 2.000 cursos universitários – cujo preço médio é de $30 mil por ano.
O projeto inclui a divulgação gradual das aulas – em texto e em vídeo – programas, bibliografias, além dos exames e questões propostas aos alunos regulares da instituição. Carey Goldberg, do "The New York Times" informa que a intenção de distribuir de graça o conteúdo teve amplo apoio da maioria dos 940 professores da instituição e terá um custo total de cerca de US$ 100 milhões, projetados para dez anos.
A decisão, se realmente for levada a cabo e não se limitar a uma divulgação parcial e publicitária do Instituto, representará um marco, uma mudança radical nos rumos da educação à distância – espécie de mina de ouro, incentivada indiscriminadamente pelos organismos financiadores internacionais.
"Nosso bem mais valioso são as pessoas e a experiência que se ganha na interação entre professores e alunos trabalhando juntos nas salas de aula e nos laboratórios", disse Charles Vest, reitor do MIT. Vest jogou um balde de água fria nos debates que procuram decretar a morte da relação professor-aluno, com a chegada da "interatividade máxima" oferecida pela internet. O MIT, de onde saem alguns dos principais projetos das novas mídias interativas, sinaliza que os conteúdos didático-pedagógicos oferecidos pela rede merecem ter um papel paralelo, complementar, que só enriquecem as experiências únicas desenvolvidas em sala de aula. Além disso, o Instituto parece render-se ao fato de que a Internet deve ser franqueada à pesquisa e à livre troca de informações, e não reduzir-se a um cibermercado ávido pelas comoditties educacionais.
Um curso de introdução à linguagem JAVA na Columbia Interactive Arts & Sciences, da prestigiosa Columbia University, custa $1,490 – três a quatro meses de curso, estudando uma média de 5 a 10 hora por semana – além do livro básico "Java: Complete Course in Programming and Problem Solving ", que custa $55,95. O site do curso já coloca os links com as lojinhas de livros da Columbia, da Amazon e da Borders para você não "perder tempo".
Referências:
Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT): web.mit.edu/
David Noble é Historiador da Universidade York (Toronto), autor, entre outros, de "A Religião da Tecnologia",1999.Destaque-se o artigo extraído de uma série intitulada Digital Diploma Mills, veiculada na Internet na:
Edição brasileira, abril de 2000, ano 1 nº3 do Le monde Diplomatique: www.diplo.com.br
Outros artigos de Noble sobre educação à distância:
http://communication.ucsd.edu/dl/
Columbia Interactive Arts & Sciences:
http://www.as.columbia.edu/exec/guest/homepage.cfm
NYUonline corporate e-Learning:
http://www.nyuonline.com/
http://www.nytimes.com/2001/03/21/technology/21EDUCATION.html