October 28, 2003

CUIDADOS COM OS OLHOS QUE FICAM GRUDADOS NO COMPUTADOR

Permanecer por horas a fio na frente da tela do computador provoca, no mínimo, cansaço e desconforto na vista. Quando estamos concentrados na frente da tela, a tendência é ficarmos com os olhos fixos e, involuntariamente, paramos de piscar como deveríamos. Isso resulta em falta de lubrificação e ressecamento dos olhos.

Portanto, a primeira dica é:

DICA 1
LEMBRE-SE DE PISCAR COM FREQÜÊNCIA. PARE A CADA DEZ OU QUINZE MINUTOS PARA PISCAR OS OLHOS DIVERSAS VEZES E DIRIGIR O OLHAR A UM OUTRO PONTO DA SALA, FORA DA TELA.

DICA 2
DA MESMA FORMA, O IDEAL É FAZER UMA PAUSA E LAVAR O ROSTO E, PRINCIPALMENTE, ENXAGUAR OS OLHOS A CADA DUAS HORAS.
Outro hábito saudável, sobretudo se ao acordar, você tiver dificuldade de abrir os olhos ou se eles estiverem cheios de ciscos:

DICA 3
DEIXE ESCORRER A ÁGUA DO CHUVEIRO SOBRE OS OLHOS FECHADOS POR ALGUM TEMPO, ENQUANTO TOMA BANHO. VOCÊ PODE INCLUSIVE USAR UM POUCO DE SABÃO OU ALGUMAS GOTAS DE SHAMPU NEUTRO NO PROCEDIMENTO.

A seguir indicamos alguns exercícios úteis para os músculos dos olhos, conforme recomendados na prática da Yoga. Enquanto executa os exercícios, mantenha a cabeça e a nuca paradas e relaxe os músculos do rosto, mantenha a espinha reta e os dois pés no chão, se estiver sentado, respire profundamente durante a execução dos mesmos. Comece todos os exercícios olhando para frente. Entre um exercício e outro, relaxe os olhos, fechando-os delicadamente. Os exercícios podem ser repetidos até 3 vezes cada um.


EXERCÍCIO 1
Esfregue as palmas das mãos vigorosamente uma na outra. Quando as mãos estiverem bem quentes, cubra os olhos fechados com as palmas das mãos, sinta o calor das mãos nos olhos por alguns segundos e, em seguida, abra os olhos devagar, olhando para as palmas das mãos, até afastá-las e sacudi-las como se estivesse secando as mãos. Aproveite para respirar profundamente enquanto faz isso.


EXERCÍCIO 2
Comece olhando para frente, depois dirija o seu olhar o mais completamente possível para a extremidade esquerda, como se estivesse seguindo uma linha reta horizontal imaginária. Volte o olhar para o centro e dirija o olhar o mais completamente possível para a direita, voltando à posição inicial. Tente ir devagar e manter o olhar por alguns segundos, enquanto estiver olhando para uma e outra extremidades, mantendo a mesma proporção de tempo nas duas direções. Você poderá até sentir o alongamento dos músculos dos olhos. Não se esqueça de não virar a cabeça nem a nuca. São somente os olhos que se movimentam!


EXERCÍCIO 3
Comece olhando para frente, depois dirija o seu olhar o mais completamente possível para cima (em direção ao teto) como se estivesse seguindo uma linha reta vertical imaginária. Retorne à posição inicial e dirija os olhos o mais completamente possível para baixo (em direção ao chão), volte o olhar à posição inicial. Tente ir devagar e manter o olhar por alguns segundos, enquanto estiver olhando para uma e outra extremidades, mantendo a mesma proporção de tempo nas duas direções. Não se esqueça de não virar a cabeça nem a nuca. São somente os olhos que se movimentam!


EXERCÍCIO 4
Comece olhando para frente, depois dirija o seu olhar o mais completamente possível para o canto superior esquerdo. Retorne o olhar para a posição inicial e dirija o mesmo para o canto inferior direito, como se estivesse seguindo uma linha reta diagonal imaginária, volte o olhar à posição inicial. Tente ir devagar e manter o olhar por alguns segundos, enquanto estiver olhando para uma e outra extremidades, mantendo a mesma proporção de tempo nas duas direções. Não se esqueça de não virar a cabeça nem a nuca. São somente os olhos que se movimentam!


EXERCÍCIO 5
Comece olhando para frente, depois dirija o seu olhar o mais completamente possível para o canto inferior esquerdo. Retorne o olhar para a posição inicial e dirija o mesmo para o canto superior direito, como se seguisse uma linha linha reta diagonal imaginária, volte o olhar à posição inicial. Tente ir devagar e manter o olhar por alguns segundos, enquanto estiver olhando para uma e outra extremidades, mantendo a mesma proporção de tempo nas duas direções. Não se esqueça de não virar a cabeça nem a nuca. São somente os olhos que se movimentam!


EXERCÍCIO 6
Comece olhando para frente, depois dirija o seu olhar para baixo e comece a fazer os olhos percorrerem um círculo imaginário, em sentido horário. Vá devagar, sem "pular" ou "tropeçar’ com o olhar em partes do círculo imaginário. Ao completar o círculo, reverta o processo e dirija o seu olhar no percurso do círculo imaginário em sentido anti-horário. Não se esqueça de não virar a cabeça nem a nuca. São somente os olhos que se movimentam!


APÓS EXECUTAR OS EXERCÍCIOS
Depois de completar qualquer um dos exercícios acima, ou todos eles, feche os olhos apertando intensamente os cílios por alguns segundos. Abra os cílios e os olhos e pisque o mais rapidamente que puder por alguns segundos. Relaxe novamente, fechando delicadamente os olhos ou repita o contato com as palmas das mãos quentes, conforme descrito no exercício 1.


VARIAÇÕES PRATICADAS PELA YOGA
Os exercícios 2, 3, 4 e 5 podem ser feitos com os braços estendidos e os dedos polegares de ambas as mãos para cima. Nesse caso, os polegares serão o foco do olhar nas extremidades, posicionados conforme as direções indicadas em cada exercício (à esquerda e à direita, com os braços na horizontal; em cima e em baixo, com os polegares demarcando o início e o fim de uma linha vertical imaginária, etc…). É como se os polegares sinalizassem os pontos concretos de partida e de chegada para a concentração do olhar.


Todos os exercícios indicados acima podem ser feitos também com os olhos fechados, porém, nesse caso, é necessária uma maior capacidade de concentração.

Posted by Silvio at October 28, 2003 07:39 PM
Comments
Post a comment









Remember personal info?